fbpx
23 Nov

Audi Q5 e a caixa DSG 7 marchas DL501

A transmissão S-Tronic, que equipa o A3 e o TT, fez um grande sucesso! Dirigir um carro equipado com transmissão DSG é uma experiência incrível e única para os apaixonados por carro, além de ser algo que envolve confiança e conforto para quem não se importa tanto assim.


Quando pensamos em carros grandes, com muito torque (série Q5, RS5, A4 e A5, por exemplo), a Audi apresentou o monstro de 142kg DL501 na versão longitudinal combinada com o que é chamado de Quattro Powertrain (tração permanente nas quatro rodas). Quem dirige um carro equipado com câmbio DSG consegue perceber duas coisas principais:
As vantagens do câmbio automático em conforto e mudanças de marcha sem nenhuma interrupção na tração para troca de marchas;
As mudanças rápidas, típico da transmissão “direta” – daí o nome DSG (Direct Shift Gearbox).


A transmissão DSG é diferente das tradicionais por ser uma transmissão automatizada. Ao invés de um conversor de torque, ela possui um conjunto de embreagens muito similar a embreagem de um carro com câmbio manual. As embreagens se desgastam com o tempo e, se levarmos em conta que estamos falando de carros com mais de 200hp de potência que encontram na maior parte das vezes um perfil de motorista mais inclinado a aproveitar a versatilidade da potência do carro e da transmissão, terminamos encontrando situações de desgaste por volta dos 100.000km ou menos, da mesma maneira que qualquer carro manual.


O detalhe é que, diferente destes, a tolerância de desgaste das embreagens do DSG é muito pequena e muitas vezes o desgaste é sequer visível a olho nu. Um quadro comum é o mecânico olhar a embreagem e dizer que está nova. Mas o desgaste só pode ser medido com instrumentação de alta precisão.
As embreagens se desgastam e algumas vezes isso acontece de forma anormal por volta dos 50 a 70 mil quilômetros, mas sua substituição pode ser feita aqui na Carlinho Caixas de Câmbio.

A cada dia nos surpreendemos com a beleza da construção dessa transmissão e especialmente da complexidade da unidade mecatrônica. Temos as peças, temos o knowhow e estamos te esperando para esclarecer dúvidas e detalhes a respeito dos defeitos e do que precisa ser feito para corrigi-los.

Comments (No Responses )

No comments yet.

Deixe um comentário

Carlinho © 2024. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por GsMark